top of page
Os trabalhadores da planta de gás
Atos fundo branco.png
FAQ
Esclareça aqui as principais dúvidas referentes aos nossos serviços de inspeção.
Caso sua dúvida não esteja aqui, entre em contato conosco.
  • Porque fazer a inspeção periódica de gás (IPG)/ autovistoria do gás?
    Embora seja Lei no estado do Rio de Janeiro, o motivo principal para inspecionar a rede de gás é a garantir que sua instalação está adequada e segura para um bom funcionamento. E assim trazer maior proteção a sua família e clientes. Além disso é possível economizar com o custo de gás, em casos de vazamentos significativos.
  • Como funciona a inspeção periódica de gás (IPG)/ autovistoria do gás?
    Ao marcar conosco o dia e horário da sua vistoria, você receberá as instruções do procedimento e qual técnico irá realizar para você. A IPG consiste na análise de vários pontos no seu sistema de gás, verificando estanqueidade, limite de concentração de CO, traçado da instalação e outros itens. Checando a conformidade conforme as normas técnicas vigentes.
  • Quais são os resultados da IPG?
    Existem 3 resultados possíveis para a instalação, sendo eles: conforme, não conforme e conforme com restrições. A instalação conforme é quando não há problemas, sem necessidade de adequações ou manutenções para o sistema. A instalação conforme com restrição é quando existem problemas identificados que precisam ser tratados para o correto funcionamento do sistema, com até 90 dias para correção. Já a instalação não conforme é quando há um grande risco para os moradores e funcionários do local, sendo necessário ocorrer o interrompimento da distribuição de gás para manutenção.
  • O que é um laudo de inspeção?
    O laudo técnico resume toda a situação da instalação de gás, indicando em qual dos 3 possíveis resultados a instalação se encontra.
  • Quem deve fazer a inspeção periódica de gás (IPG)/ autovistoria do gás?
    Segundo a lei 6890/14, esse procedimento deve ser feito por todos os clientes que utilizem gás combustível.
  • Meu gás pode ser cortado?
    Sim, mas só em situações críticas para a segurança da sua casa ou empresa. Embora seja ruim ficar sem gás até a adequação do sistema, isso evita grandes acidentes que poderiam estar na iminência de acontecer. No entanto, a Atos Gás está apta a auxiliar nossos clientes das melhores práticas da melhor forma possível.
  • É necessário substituir meus equipamentos?
    Depende do resultado da IPG, se for diagnosticado um problema complexo, é possível que seja necessário realizar a substituição do equipamento, devendo ser verificado junto à empresa de adequação que será contratada por você.
  • Quais empresas estão aptas a realizar as inspeções?
    Apenas as empresas que passaram pelo processo de acreditação do INMETRO, podem realizar esses serviços. As empresas são chamadas também de organismos de inspeção acreditados (OIA) na modalidade inspeção de gás (IG). É possível conferir a lista de empresas acreditadas no site do INMETRO.
  • Qual a diferença entre inspeção e manutenção?
    A inspeção é o processo que busca entender o estado completo do seu sistema de manutenção, apontando o estado de cada componente principal é possível ter um diagnóstico completo da instalação e saber quais são os pontos que necessitam de manutenção e por quê. A manutenção/ adequação será o processo que será feito após esse diagnóstico, para corrigir os problemas encontrados de acordo com as normas técnicas vigentes.
  • A inspeção periódica de gás é obrigatória?
    Sim, conforme definido pela Lei 6890/ 14, é necessário a realização da IPG ao menos uma vez a cada 5 anos. No entanto, embora obrigatória, a criação dessa lei é fundamental para trazer maior segurança a todas as instalações. Protegendo sua família e seus clientes.
bottom of page